segunda-feira, 6 de setembro de 2010

História da ALIVAT

ACADEMIA LITERÁRIA DO VALE DO TAQUARI-ALIVAT


Na 5ª acepção do dicionário Aurélio, entende-se por academia uma sociedade ou agremiação, particular ou oficial, com caráter científico, literário ou artístico.
Fundar uma Academia de Letras no Vale do Taquari já foi assunto ventilado na então Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Alto Taquari, quando da fundação do Instituto Histórico e Geográfico do Vale do Taquari, em 18 de abril de 1986, numa das salas de aula do 2º pavimento, neste prédio nº 1 da Univates. Chegou-se à conclusão de que a região ainda não estava madura para a sua existência. Por essa razão, o Estatuto do Instituto Histórico e Geográfico do Vale do Taquari estabeleceu no Art. 5º, entre as categorias de associados, na letra c, os acadêmicos, cujo § 3º assim se expressa: São associados acadêmicos os que tiverem publicado pelo menos um livro sobre o Vale do Taquari e que seguem um Regimento Interno. Na época, somente Gino Ferri era associado acadêmico do Instituto, pois já tinha publicado Os Monges de Pinheirinho,80 Anos da Paróquia de São PedroEncantado Pitoresco  e Encantado Sua História Sua Gente.
No decorrer dos anos, mais escritores foram surgindo e mais livros foram publicados.
A Associação de Escritores do Vale do Taquari só foi surgir em 4-10-2005, na Univates, para unir os profissionais em literatura e pesquisa. A primeira diretoria estava assim composta: presidente Ana Cecília Togni, vice-presidente Jorge Moreira, 1º secretário Deoli Gräff, 2ª secretária Nara Teresinha Knaack, 1º tesoureiro José Alfredo Schierholt, 2º tesoureiro Osmar Agostini. Conselho Fiscal: Genuíno Antônio Ferri, Voní T. Loposinski e Juliano Stapenhorst Schwarz.
Em 20-4-2007, foi lançado um concurso literário, aberto ao público do Vale do Taquari, para participantes maiores de 18 anos. Dos 30 melhores trabalhos foram selecionados seis e mais um texto de 13 membros da Alivat integram o primeiro livro ESCRITOS - ESCRITORES – Coletânea, lançado em 30-11-2007, no Unicshopping.
Em 14-5-2008, houve eleição da nova diretoria, sendo presidente o médico Marcos Rogério de Castro Frank.Foram estabelecidas como metas para sua gestão:
1.                 a obtenção de uma sede própria,fato que se concretizará em breve através de parceria com a Prefeitura Municipal de Lajeado
2.                  a oferta de um conjunto de livros dos escritores regionais para serem negociados com as prefeituras da região
3.                  o lançamento de uma homepage da Alivat
4.                  a realização do segundo concurso literário

Nenhum comentário:

Postar um comentário