sexta-feira, 1 de julho de 2011

1º Sarau Literário - Apesar da noite fria debate foi acalorado


Na fria noite de segunda-feira, dia 27 de junho, a Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) promoveu o 1º Sarau Literário em sua sede, na casa 12 do Parque Histórico de Lajeado. Os debates foram acalorados e tiveram como ingredientes pinhão, amendoim doce e quentão. Pela primeira vez um grupo de escritores e outras pessoas da comunidade encontraram-se para falar exclusivamente sobre a literatura produzida no Vale do Taquari, por autores locais. Cada escritor presente fez uma exposição, de forma suscita sobre a sua produção. Laura Peixoto falou sobre seu livro infantil que repercutiu em todo Estado; Jorge Moreira declamou poesia de sua autoria e contou o que o inspira a escrever; Alício de Assunção destacou o trabalho de resgate dos valores das comunidades do interior; Rudimar Haunstein leu crônicas e poesias que escreveu; Adriano Spezia se emocionou ao falar da sua obra com textos espiritas; José Alfredo Schierholt relatou o trabalho que enfrenta com suas pesquisas históricas; Marcos Frank disse que gosta de escrever crônicas sobre assuntos do cotidiano com pitadas de ironia; e Voni Loposzinski contou como escreve poesias e romances de fatos reais misturados com ficção.
O objetivo da Alivat foi proporcionar um espaço para os escritores apresentarem as suas obras e dividirem os seus conhecimentos e as preferências literárias. “O que se viu no Sarau foi que o Vale do Taquari tem um enorme potencial de obras produzidas pelos autores da região”, afirmou o presidente da Alivat, Deolí Gräff.
O secretário de Cultura e Turismo de Lajeado, Gerson Teixeira considerou a iniciativa do Sarau muito importante para a literatura do Vale do Taquari. “São este tipo de eventos que enaltecem e incentivam os escritores, além de ser uma forma de mostrar a excelente qualidade dos livros publicados pelos autores locais”, afirmou Teixeira. Ele elogiou a Alivat pela iniciativa de promover o Sarau.




Nenhum comentário:

Postar um comentário