quarta-feira, 27 de julho de 2011

Alivat marca Dia do Escritor com plantio de árvores e doação de livros

 A Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) realizou três eventos na segunda-feira, 25 de julho, para marcar o Dia do Escritor. A primeira atividade foi o plantio de três mudas de árvores no Jardim Botânico de Lajeado (JBL) de espécies nativas. A planta da espécie Guajuvira representa a Alivat, a Araça o mandato da presidente fundadora da Academia Ana Cecília Togni e a muda de Ariticum a gestão do segundo presidente Marcos Franck. O atual presidente Deolí Gräff destacou que o plantio das mudas faz parte do projeto de criar o Bosque dos Escritores no JBL.
A iniciativa recebeu o apoio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) de Lajeado, que dous as plantas e indicou o local a ser ocupado. A secretária substituta da Sema Andréia Brisolara acompanhou a atividade e elogiou a iniciativa da Alivat. “É uma forma da Academia, que dá importante contribuição com a cultura, também fazer sua parte com o meio ambiente”, afirmou ela.
A segunda atividade no Dia do Escritor foi a doação de livros para a Biblioteca Móvel do Hospital Bruno Born (HBB) de Lajeado. Das 66 obras entregues 35 são de autoria de escritores integrantes da Academia. Conforme a recreacionista responsável pela biblioteca e a brinquedoteca do HBB Vanessa Dentee, diariamente são passados nos quarto em que tem pacientes internados para oferecer o empréstimo de livros e revistas.
“Entendemos que a biblioteca móvel do HBB cumpre um papel muito importante. Dá a oportunidade de leitura pra um momento da vida em que o livro é uma excelente companhia. Acreditamos que estes livros sejam muito utilizados”, destacou o presidente da Alivat, Deoli Gräff, salientando também que para a Alivat a iniciativa foi uma maneira de marcar o Dia do Escritor. “Para os escritores é uma forma concreta de fazer com que nossos livros circulem e sejam lidos”, observou Gräff.
Ainda segunda-feira, à noite foi realizado no restaurante Planeta Terra do Unicshopping, reunião festiva comemorativa a data dos escritores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário