sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Alivat divulga ganhadores que terão suas obras publicadas em livro

A Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) realizou quarta-feira à noite, dia 28, reunião para tratar sobre vários assuntos de interesse da entidade. O encontro foi coordenado pelo presidente Deolí Gräff e contou com a presença de um significativo número de acadêmicos. Na abertura da reunião foi prestada homenagem ao jornalista de Estrela Antônio Carlos Porto, falecido terça-feira, com um minuto de silêncio. Porto teve destacada atuação na imprensa do Estado.
Um dos assuntos debatidos foi a avaliação do evento cultural realizado dia 17 de setembro, com a participação no ato comemorativo aos 79 anos do Combate do Fão,  na localidade de Barra do Dudulha, na divisa dos municípios de Pouso Novo, Progresso e Fontoura Xavier. A iniciativa foi muito elogiada pelos acadêmicos que participaram do evento. “Merece elogios a recepção calorosa em Pouso Novo e também a significativa participação no ato realizado no local do combate”, destacou José Alfredo Schierholt.
Outro assunto que mereceu atenção foi a reformulação do Estatuto da Alivat. Vários membros da academia contribuíram com sugestões. Ficou decidido que deverá ser feita nova reunião específica para tratar sobre a questão.
Na reunião ficou decidido que no dia 4 de outubro, data de aniversário da Alivat, será realizado um jantar festivo para comemorar o sexto aniversário.

Feira do Livro em Marques de  Souza e Ilópolis
A Alivat será presença destaque em duas feiras de livros. No próximo fim de semana, sexta-feira e sábado acontece a Feira do Livro de Marques de Souza e que irá homenagear como patrona a acadêmica Ana Cecília Togni. Sexta-feira, às 9h, uma caravana da Alivat estará presente ao evento, integrada por Deolí Gräff, Ana Cecília Togni, José Alfredo Schierholt, Alício de Assunção e Osmar Agostini.
No dia 10 de outubro, em evento literário na cidade de Ilópolis, o acadêmico Adriano Torelli Spézia, fará o lançamento do seu livro em sua terra natal. Também neste evento estará presente uma representação da Alivat.

Os vencedores do Concurso Literário
O assunto destaque da reunião foi a divulgação do resultado do 3ºConcurso Literário da Alivat, que conta com o apoio da Prefeitura de Lajeado. O concurso recebeu 116 obras de 40 autores provenientes de várias cidades da região. O presidente da academia destacou a  significativa participação, que superou as edições anteriores. “Também devemos ressaltar a qualidade dos textos, o que demonstra que temos muitos e bons escritores em condições de ingressar no mundo literário”, afirmou Gräff. O prêmio dos vencedores será a publicação de seus trabalhos em livro.
A próxima etapa será a editoração eletrônica dos textos que constarão no livro, depois passará por revisão gramatical e por último a impressão. Além dos textos dos ganhadores do concurso também farão parte artigos originais dos escritores que integram a Alivat. Para o lançamento do livro será realizada solenidade em data a ser definida.

Resultado do concurso

CONTO
1º Lugar – Lembranças – Adriano Anschau - Lajeado
2º Lugar – Bilhete de Bobby – Jeferson Henrique Rodrigues – Lajeado

Menção Honrosa
A Ameaça – João Roque Scherer – Lajeado

Cronica
1º Lugar Marcas do Primeiro Dia – Janice Schmidt – Cruzeiro do Sul
2º Lugar Espera um Pouco Mais – Cristiane Lautert Soares - Taquari

Menção Honrosa
Pés descalços – Adilar Signori – Roca Sales
Corina – Iara Ghilardi Breitenbach - Lajeado

Cronica Histórica
1º Lugar Viagem ao passado de Vila Progresso – Leandro Lampert - Lajeado
2º Lugar Rio Taquari – Luis Fernando Radaelli – Lajeado
Menção Honrosa – não houve

Poesia
1º Lugar João de Barro – Rosane Piccinini – Roca Sales
2º Lugar Amor – Rivail de Oliveira Teixeira - Lajeado

Menção Honrosa
Flagrantes recortados – Alessandra Ames – Arroio do Meio
Acalanto – Romeu Sandro dos Santos – Pouso Novo

Nenhum comentário:

Postar um comentário