sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Alivat saúda O Boralho


João Carlos Möller Machado, residente em Lajeado, vai lançar livro de poesias gauchescas, O Boralho, sábado, dia 5 de novembro, às 16h30min na Feira do Livro em Porto Alegre. O lançamento é pela Editora Martins Livreiro. O poeta tem longa vivência tradicionalista. É ex-patrão do CTG Bento Gonçalves. Exerce a profissão de veterinário.
A Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) saúda o novo poeta, que vai enriquecer a lista de escritores da nossa região.

O que diz o poeta:
- Quais são as perspectivas sobre o lançamento do livro?
João Carlos - Não tenho perspectiva de viver da literatura, até porque como veterinário é que tenho atividade. A perspectiva de venda também não é grande. Publiquei para não ficar só comigo as poesias que eu escrevi durante anos.

- Como é a emoção de lançar o primeiro livro?
João Carlos - A emoção é muito grande. Não podia ser diferente. Mas a maior emoção ainda var ser a tarde de autógrafos na 57ª Feira do Livro de Porto Alegre

- Porque o título O Borralho?
João Carlos - Borralho, que é braseiro, fogo de chão como a própria poesia título diz, está presente desde os primórdios do Rio Grande do Sul em todos os lugares. No campo, nos galpões, nos CTGs, rodeios, e até no fundo das casas, inclusive na minha. Representa bem a dimensão que eu queria pra este livro gaudério.

- Porque o senhor escolheu a poesia gauchesca?
João Carlos - Realmente comecei escrevendo poesias passionais. Amores vivenciados. Depois que eu comecei a trabalhar como veterinário no campo, andando por estradas, várzeas, rios e coxilhas, frequentando galpões, mateando, proseando e tomando canha com a peonada, vi ali que existia um nicho grande a ser explorado. Como eu já estava mais abagualado enveredei por esse lado. E nos CTGs e rodas de amigos, em vez de declamar poesias de autores reconhecidos, declamava as minhas, que eram muito apreciadas pelos que ouviam. Disso tudo saiu o livro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário