sexta-feira, 20 de maio de 2016

OS BRASILEIROS E A LEITURA DE LIVROS


Brasil supera Argentina e Colômbia em número de leitores, diz pesquisa

Em 2015, brasileiros leram 4,7 livros, enquanto argentinos leram 3 e colombianos 2 livros. Os dados são do Celalc, da Unesco.

 
Do G1, em São Paulo 
 
O Brasil superou Argentina e Colômbia em número de leitores em 2015, segundo análise do Centro Regional de Fomento ao Livro na América Latina e no Caribe (Cerlalc), da Unesco. Os dados foram divulgados na quarta-feira (18) e fazem o cruzamento da mais recente pesquisa do Ibope sobre o tema com outros levantamentos do centro. De acordo com o Cerlalc, 85% dos argentinos, 78% dos brasileiros e 77% dos colombianos são leitores.
Em 2015, brasileiros leram 4,7 livros, enquanto argentinos leram três e, colombianos, dois livros. Já para aqueles que se consideram leitores os números são outros - brasileiros leram 7,7 livros em 2015, enquanto argentinos leram seis livros e colombianos 4,2 livros.
A análise do Cerlalc tem parâmetro diferente da realizada pelo Instituto Pró-Livro (IPL). Eles consideram como leitor a pessoa que leu alguma obra nos últimos 12 meses. O IPL adota o intervalo dos últimos três meses antes da pesquisa, por isso concluiu que 56% dos brasileiros são leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário